- (31) 9 9951-1789 ou (31) 3223-1789
- [email protected]
- Início
-
Produtos
- Editora Scriptum
-
Livros
- Administração
- Arquitetura
- Artes, teoria e crítica
- Auto-ajuda
- Biografia
- Ciências
- Ciências Sociais
- Cinema
- Comunicação e Jornalismo
- Dança
- Design
- Dicionário
- Direito
- Economia
- Esportes
- Ficção
- Filosofia
- Gastronomia
- História
- História do Brasil
- Infantil
- Infantojuvenil
- Judaismo
- Linguistica
- Literatura Brasileira
- Literatura Estrangeira
- Livros Importados
- Moda
- Medicina
- Música
- Pedagogia
- Poesia
- Psicanálise e Psicologia
- Quadrinhos
- Raridades
- Religião
- Teatro
- Teoria e Crítica Literária
- Turismo
- Coleções
- Ofertas & Promoções
- Ecobag
- Galeria de Arte
- Contato
- Quem somos
- Termos de uso e condições
- Perguntas Frequentes
- Início
- > Livros
- > Ciências Sociais
- > A cor da fé
Não há aqui a pretensão de analisar a "religião em si" (suas cosmologias, rituais e liturgias) nem os processos de adesão dos atores a determinado regime de crença, mas sim de investigar como alguns líderes religiosos estabelecem para si a questão da"identidade negra", como a interpretam e lidam com o preconceito, a discriminação e a exigência de ações afirmativas. Dito de outro modo, a reflexão ora apresentada aborda como são elaborados, no interior do campo religioso (nos segmentos aqui selecionados: afro, católico e "evangélico"), termos de identificação étnico-racial e a consequente apropriação de sinais diacríticos constitutivos dessa identidade, os chamados "símbolos da herança africana no Brasil". [.] aqui não nos interessa saber oque é a "identidade negra" para este ou aquele grupo, e sim como o uso de determinada categoria põe atores em relação, permite estabelecer consensos e produz ações políticas. [.] o objetivo principal é observar de que modo alguns líderes religiosos (afro-brasileiros, católicos e evangélicos) estabelecem a relação entre opção religiosa e "identidade negra" e manipulam essa relação "internamente" ao campo religioso (por meio de ações de proselitismo ou de construções teológicas, como a "teologia negra"), justificando "externamente" aos gestores públicos suas demandas por políticas voltadas aos segmentos religiosos específicos, como os "povos tradicionais de matriz africana". [.] Esses três segmentos religiosos parecem apontar diferentes formas de diálogo entre religião e "identidade negra". As religiões afro-brasileiras (sobretudo o candomblé) se aproveitam de uma herança dada pela própria constituição do campo e se impõem no espaço público como representantes por excelência da "culturanegra", com o patrocínio de políticas públicas (como tombamento de terreiros, políticas de patrimonialização etc.). O catolicismo, por sua vez, vem se apropriando desses valores religiosos do mundo afro traduzindo- os em seu próprio campo religioso (por meio das liturgias inculturadas), como forma de estender sua mensagem para a comunidade negra. Por fim, os evangélicos se põem no extremo oposto às religiões afro-brasileiras, pois alguns de seus membros tentam romper com o universo afro-brasileiro (demonizando suas práticas e crenças), enquanto outra parcela procura construir uma identidade negra que não passe pela valorização dos símbolos da "negritude"
Produtos similares
| 1 x de R$70,00 sem juros | Total R$70,00 | |
| 2 x de R$35,00 sem juros | Total R$70,00 | |
| 3 x de R$23,33 sem juros | Total R$70,00 | |
| 4 x de R$19,75 | Total R$78,99 | |
| 5 x de R$15,95 | Total R$79,75 | |
| 6 x de R$13,36 | Total R$80,16 | |
| 7 x de R$11,47 | Total R$80,32 | |
| 8 x de R$10,13 | Total R$81,07 | |
| 9 x de R$9,06 | Total R$81,58 | |
| 10 x de R$8,19 | Total R$81,87 | |
| 11 x de R$7,51 | Total R$82,61 | |
| 12 x de R$6,91 | Total R$82,87 |
Enviamos suas compras
Entrega em todo o país
Pague como quiser
Cartões de crédito ou à vista no Pix
Compre com segurança
Seus dados sempre protegidos
Enviamos suas compras
Entrega em todo o país
Pague como quiser
Cartões de crédito ou à vista no Pix
Compre com segurança
Seus dados sempre protegidos
Contato
- (31) 9 9951-1789 ou (31) 3223-1789
- [email protected]
- Rua Fernandes Tourinho, 99 - Belo Horizonte (MG)
