A ESCOLA E O ENSINO DE CIÊNCIAS

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  • Livraria e Editora Scriptum Rua Fernandes Tourinho, 99, Belo Horizonte (MG)
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Este livro foi organizado em três capítulos. O primeiro aborda as principais correntes filosóficas que permitiram o advento da ciência moderna e deram sustentação aos seu desenvolvimento. São focalizados o racionalismo cartesiano, o empirismo de Bacon e de Hume, o criticismo de Kant e o positivismo comtiano. O segundo capítulo é dedicado ao exame da epistemologia do filósofo Gaston Bachelard, onde ao estudar as características do conhecimento cientifico contemporâneo se preocupou em dialogar com os filósofos, não deixando de assumir posicionamentos críticos, muitas vezes apaixonados, em relação à visão de ciência defendida pelos racionalistas, pelos empiristas ou pelos positivistas. O terceiro capítulo busca situar os principais problemas que envolvem a escola e o ensino de ciências hoje. Na medida em que o mundo se transforma em ritmo bastante acelerado, o que mantém e o que se altera nas práticas pedagógicas? Que objetivos as norteiam? Em que medida os saberes veiculados pela escola são ou não científicos?. Estas e outras questões são tratadas sem que se tenha, porém, intenção de apresentar receitas prontas para serem seguidas. A conclusão é um convite a novas reflexões e discussões e não por um ponto final nos temas abordados.