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O livro de Elisa Alvarenga, que chega agora às nossas mãos, é fruto de uma leitura minuciosa do Seminário 10, que vem nos revelar a arquitetura mencionada por
Jacques-Alain Miller tanto desse Seminário específico, proferido nos anos 1962-1963, em relação aos demais, quanto também seus giros internos que levam à invenção de um saber movido pela mola do vazio.
Valendo-se muitas vezes dos mesmos personagens que se lançam numa nova aventura, Jacques-Alain Miller chega a comparar os Seminários de Lacan às séries
televisivas tão em voga hoje em dia, das quais estamos sempre aguardando a próxima temporada. Porém, com o Seminário 10, se a aventura continua, há ali, como nos esclarece Elisa, a entrada de um novo participante que produzirá toda uma reviravolta na trama. Localizando o contexto em que surge a temporada 10 da série de Seminários, a autora nos lembrará a conjuntura político-institucional que faz Lacan investigar o tema da angústia. [...] Lacan dará uma virada em seu ensino introduzindo a noção do objeto a, esse objeto heterogêneo ao significante, que surge como extração corporal. (Excerto da apresentação).
Helenice de Castro