Geraes: Arte barroca em Minas
Sistematizado em ensaios que vão desde panoramas contextualizantes (como “Origem e originalidade da arte brasileira”, que abre esta edição) a detidas análises (como em “A Matriz de Conceição do Mato Dentro” e nos diversos textos dedicados ao legado de Aleijadinho), Geraes: Arte Barroca em Minas apresenta a clara e penetrante observação do autor sobre temas fundamentais para a compreensão da arte sacra em Minas Gerais.
Como ensaísta, Angelo Oswaldo detém-se pelo tempo necessário em descrições plásticas de obras de arte e elege as práticas de devoção como uma de suas temáticas centrais (como em “No caminho de Minas, a Virgem Aparecida” e “Santos africanos no Brasil”). Permitindo-se assumir um tom poético aqui, um traço memorialista ali, o autor atinge seu propósito de sacar o leitor de seu presente e elevá-lo a outros tempos, sobre os quais lança seu olhar.
Se o barroco é a arte em que as linhas se entrecruzam ou se retorcem, Geraes: Arte Barroca em Minas também comporta a sobreposição de algumas camadas de história. Antes de tudo um testemunho da longínqua e estreita relação do autor com o patrimônio cultural brasileiro, o livro retrata a consistência dos gestos de Angelo Oswaldo sempre inclinados à arte, ao barroco e à cultura mineira, movimentos que se distinguem na datação dos ensaios publicados, como se vê no comovente registro que encerra o inédito “A obra máxima”, quando o autor anota o longo intervalo de 40 anos de tempo tomado na composição do texto, uma história de devoção de vida à arte.
