O MEIO É A MASSAGEM

O meio é a massagem é, provavelmente, a apresentação mais condensada e ousada das ideias de Marshall McLuhan. De coautoria do designer gráfico Quentin Fiore, o livro combina palavra e imagem para apresentar de forma mais lúdica as ideias encontradas em Understanding Media [Para entender a mídia], outro livro do teórico da comunicação. Aqui, aparecem as ideias de McLuhan sobre a natureza da mídia, a aceleração crescente da comunicação e as bases tecnológicas de nosso entendimento sobre quem somos. O livro foi publicado originalmente em 1967, mas seu conteúdo ressoa mais que nunca, agora que os computadores e smartphones se tornaram portas de entrada ao que McLuhan chamava de "aldeia global". Além de relevante às ciências da comunicação, o livro é um marco para o design editorial. Sobre o título, muitas são as especulações, há quem acredite que foi uma escolha intencional do autor, para fugir da expressão "o meio é a mensagem", que usava correntemente a ponto de virar um clichê, e há quem diga que tudo não passou de um erro editorial, depois aceito por McLuhan.